Acompanhamos o povo colombiano para que possa superar democraticamente a política de fome e repressão, e assim alcançar as transformações necessárias para a sociedade como um todo, e que exigem um governo comprometido com a paz e o reconhecimento das forças sociais e populares, a juventude revolucionária, as organizações de base, os camponeses, as comunidades negras e os povos indígenas. Rejeitamos a ideia de que por mais quatro anos o povo colombiano continue sendo vítima da violência, da repressão e da fome por parte do Estado e da elite gananciosa e sanguinária que permanece entrincheirada no poder.
Entendemos a necessidade estratégica de uma mudança democrática e progressista na Colômbia para construir uma região com soberania e justiça social, que finalmente dê as costas aos interesses estadunidenses e se articule com as necessidades dos povos de toda a Pátria Grande, e que pela primeira vez nos últimos 70 anos, ele começa a olhar para os lados para se relacionar e não para ameaçar com gritos e tiros.
Após quatro anos de políticas regressivas em termos de direitos, violência social e política sem trégua, ataques à solução política do conflito e desrespeito aos acordos de paz, os colombianos têm a oportunidade de finalmente virar a página do Uribismo e sua política neoliberal de guerra que subjuga o país há mais de 20 anos. Conhecemos o sofrimento e a resistência desse povo, mas também sabemos de seus sonhos e construção de alternativas em cada território, em cada luta por uma sociedade mais justa, pacífica e igualitária.
Sabemos também que espaços democráticos, movimentos sociais e populares, lideranças sociais e ambientais, comunidades indígenas e afrodescendentes do país promovem uma Mudança pela Vida com a articulação em torno da campanha do Pacto Histórico. E embora os profetas do ódio, a máquina de guerra tradicional, midiática e econômica tentem salvar seus privilégios apelando para promover candidaturas fascistas que parecem neutras, a grandeza e a sede de justiça do povo colombiano tomaram a decisão histórica de transformar o país de uma vez e para sempre no próximo dia 19 de junho votando em Gustavo Petro e Francia Márquez.
Apelamos a todos os movimentos populares, forças democráticas, progressistas, humanistas e revolucionárias em todo o continente para apoiar a paz e a vida nestas eleições. A todos os companheiros e companheiras dentro e fora da Colômbia que votem para expulsar a direita do governo e continuar lutando.
Nós os povos de Nuestra América e ALBA – Movimentos, não temos dúvidas de que lado da história ficar.
#CambioPorLaVida
#PetroPresidente
#FranciaVicepresidenta